Procon/SP lança campanha sobre direitos em apostas virtuais
O Procon-SP lançou a campanha #ApostadorÉConsumidor para informar os direitos de quem aposta em jogos online. O órgão alerta que as apostas virtuais configuram uma relação de consumo, exigindo que as plataformas ofereçam suporte adequado e respeitem o Código de Defesa do Consumidor. Pesquisa com mais de 1.500 apostadores mostrou que dois em cada três tiveram prejuízo, 40% contraíram dívidas e 48% comprometeram a renda pessoal para jogar. De janeiro de 2024 a março de 2025, o Procon registrou 3.300 reclamações, principalmente por não pagamento de prêmios ou devolução de valores. A campanha inclui um rap criado com inteligência artificial.
Atenta às demandas do mercado e comprometida com a causa, a PayMee lançou o Tyche, um Sistema de Detecção e Prevenção à Ludopatia em tempo real, uma tecnologia voltada para operadoras de apostas, criada para prevenir o vício em jogos e garantir conformidade com a Portaria SPA/MF 1231/2024 que obriga operadores de apostas a prevenir o vício em jogos com limites e campanhas de suporte ao apostador. O Sistema da PayMee monitora todas as interações e as transações financeiras, mesmo as realizadas por outras instituições de pagamento (IP), permitindo ações concretas de proteção ao consumidor-apostador.
O sistema identifica comportamentos de risco, oferece alertas, intervenções e ferramentas de autoexclusão, além de permitir a personalização de políticas conforme o perfil regional dos usuários. Para as operadoras, reduz riscos, fortalece a confiança do público e aumenta a conformidade com o jogo responsável, inclusive auxiliando nos relatórios trimestrais obrigatórios pela SPA/MF – Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.
Para apostadores, oferece proteção aqueles em situação de vulnerabilidade e meios de controle. Para reguladores, assegura transparência e eficácia nas medidas contra a ludopatia.
Saiba mais em: paymee.com.br/sistema-tyche-monitoramento-de-jogo-responsavel/
Fonte: EBC