Ludopatia: São Paulo foi o estado brasileiro com mais auxílios-doença por vício em jogos, aponta INSS
A pesquisa indica que São Paulo foi o estado brasileiro com mais concessões de auxílio-doença por ludopatia — transtorno causado pelo vício em jogos — desde junho de 2023, com 95 auxílios concedidos, seguido de Minas Gerais (39) e Bahia (18). Em todo o país, houve 276 concessões entre junho de 2023 e março de 2025, o que representa um aumento expressivo de 2.300%, passando de uma única concessão em junho de 2023 para 22 em março de 2025.
A maioria dos beneficiários são homens, aproximadamente 73%, e a faixa etária mais afetada concentra-se entre 30 e 39 anos (44%), seguida pelos jovens de 19 a 29 anos (33%). A ludopatia, reconhecida como transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde, pode gerar incapacidade para o trabalho, sendo necessário apresentar laudos psiquiátricos ou psicológicos e passar por perícia médica do INSS para obter o benefício.
Comprometida com a responsabilidade social, a PayMee lançou o Tyche, sistema em tempo real de detecção e prevenção proativa da ludopatia, alinhado à Portaria de âmbito nacional SPA/MF 1231/2024. A solução monitora transações e comportamentos de risco, oferecendo funcionalidades como regras customizáveis, alertas e intervenções que podem chegar até ao bloqueio da transação em si (em tempo real). A tecnologia beneficia operadoras, apostadores e reguladores, promovendo proteção ao consumidor-apostador e conformidade do Operador ao jogo Responsável, redução de risco de Branding e facilidades de emissão de relatórios trimestrais obrigatórios no tema.
Conrado Caon, Diretor Comercial e de Produto da PayMee, apresentará a solução no SBC Summit 2025, que acontece em Lisboa na semana que vem. Ele será um dos speaks no painel Right Tech, right time: Monitoring player habits with next-gen technology, dia 18 de Setembro, às 12h – horário de Lisboa.
Saiba mais em: paymee.com.br/sistema-tyche-monitoramento-de-jogo-responsavel/