No evento “Como os brasileiros lidam com dinheiro e como fazer para melhorar” que aconteceu em maio na FGV Direito, em São Paulo, para discutir prós e contras da digitalização dos meios de pagamento e seus impactos no cotidiano dos usuários, o diretor de regulação do Banco Central (BC), Otávio Ribeiro Damaso, comentou que o brasileiro ainda desconhece a economia digital.
De acordo com publicação do portal Convergência Digital, Damaso comenta que mesmo com mais acesso da população aos serviços financeiros com o surgimento do Pix, a grande maioria da sociedade ainda extrai pouco valor dos mecanismos digitais.
No evento, ele afirma que a educação financeira é um pilar de educação do BC, que tem procurado se articular com outros ministérios, como o da Educação, para impulsionar iniciativas na educação básica. Também defende que a educação é um dos pilares do Open Finance que vai integrar a vida financeira das pessoas com diversas instituições financeiras e é o que vem estimulando o desenvolvimento dos chamados super apps. “Mas no final do dia, se o consumidor não conseguir entender como aquilo pode ajudá-lo e não tiver conhecimento mínimo das ferramentas, a extração do valor fica reduzida”, acredita.
A PayMee também entende que a digitalização dos meios de pagamentos e muitos termos novos que surgiram ainda podem trazer muitas dúvidas e possui consultores para assessorar os clientes em qualquer assunto que se faça necessário para ajudar a alavancar negócios através dos meios de pagamentos digitais.