Agentes de IA começam a transformar o e-commerce com poder de compra e decisão
A inteligência artificial generativa está avançando rapidamente com a chegada dos agentes de IA, que já começam a assumir tarefas como compras e pagamentos em nome dos usuários. Algumas empresas estão implementando soluções que permitem a atuação mais autônoma desses agentes no comércio digital. O ChatGPT também incorporou uma funcionalidade que permite buscar e adquirir produtos diretamente pela plataforma.
Apesar dos avanços, especialistas explicam que esses agentes ainda não são totalmente autônomos: hoje, eles executam etapas isoladas da jornada de compra, mas a expectativa é que, em breve, sejam capazes de tomar decisões completas de forma independente.
Segundo o Google Cloud, já conseguem processar informações multimodais — como texto, áudio e vídeo — para determinar o melhor caminho na realização de tarefas. Um exemplo dessa aplicação está na Casas Bahia, que utiliza IA generativa para catalogar automaticamente centenas de milhares de produtos por dia, otimizando operações e melhorando a experiência dos usuários e parceiros.
Esse movimento sinaliza uma transformação no e-commerce. Com o uso crescente de dados e tecnologias inteligentes, a personalização da experiência do consumidor ganha força. A IA aprende com cada interação, identifica padrões de comportamento e ajusta a jornada de compra para torná-la mais fluida, relevante e eficiente — fidelizando clientes e criando novas possibilidades para o varejo digital.
Na PayMee, já aplicamos AI para uma série de processos, como por exemplo, detecção e mitigação de casos de fraude através do reconhecimento de padrões em nosso histórico de dezenas de bilhões de transações.
Fonte: Forbes